Trabalho de extens o universitária
FACULDADE DE TECNOLOGIA, CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
A EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI
RIBEIRÃO PRETO
2015
A EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI
Estamos na era da tecnologia e ela se torna cada vez mais visível no cotidiano social. A escola, principalmente a pública, não consegue acompanhar o ritmo das inovações do mundo contemporâneo. Muitos problemas enfrentados pela educação escolar no início do século XXI, estão relacionados com as transformações iniciadas a partir da Revolução Industrial, em meados do século XVIII. Uma das principais transformações está relacionada com o controle do tempo. A nova forma de entender o tempo e todo o desenvolvimento tecnológico desencadeado pelo processo industrial, transforma também as relações sociais. Segundo Frei Betto (2012) “Comete o grave erro de dividir a humanidade entre os que têm acesso aos recentes avanços da tecnociência, em especial biotecnologia e nanotecnologia, e os que não têm.” O efeito disto está na enorme desigualdade social vivida no contexto escolar. As transformações tecnológicas, especialmente nas comunicações e informações, provocaram uma revolução sobre o planeta. As informações circulam cada vez mais em alta velocidade e com uma linguagem própria. Será que a escola, os professores e os estudantes conseguem acompanhar todos os mecanismos de relacionamento virtual que surgem a cada momento no sentido de entender o seu tempo histórico?
“A realidade, porém, não é inexoravelmente esta. Está sendo esta como poderia ser outra e é para que seja outra que precisamos, os progressistas, lutar. Eu me sentiria mais do que triste, desolado e sem achar sentido para minha presença no mundo, se fortes e indestrutíveis razões me convencessem de que a existência humana se dá no domínio das determinações.”
(Freire, 1996, p.83)
Como a existência humana ocorre fora do domínio das determinações, as possibilidades de mudanças são reais. Se existe uma crise de relação entre