Trabalho de Evolução de Computadores
Aluno: Antonio Carlos Angelo de Sousa Turma: 3002 Turno: Noite Disciplina: organização de Computadores
REDES DE COMPUTADORES
EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES
Estamos no século XXI e as mudanças da informatização foram de grandes proporções, hoje contamos com diversos tipos de computadores de mesas, portáteis, de mão, do tipo ultrafino com um poder de processamento incrível. Sendo que estes foram frutos de uma evolução que levou décadas para chegar onde está e que há pouco tempo atrás ainda nem existiam processadores de múltiplos núcleos.
Vamos dividir este interessante assunto em cinco gerações, veremos que nesses mais de 70 anos de descobertas muita coisa foi mudada em tão pouco tempo. 1º GERAÇÃO: Os gigantes. (1940-1959)
Os primeiros computadores eram de enormes tamanhos, chegavam a ocupar salas inteiras e eram destinados apenas para funções de cálculos. Cada um deles tinha sua própria programação, ou seja, se precisássemos de um novo cálculo, precisaríamos de uma nova reprogramação.
O tempo de processamento era enorme, pesavam cerca de trinta toneladas e composto por 18.000 válvulas e por causa disso levavam-se muito tempo para reparos e custos elevados, pois com poucas horas de funcionamento as válvulas queimavam devido ao seu superaquecimento.
Nessa época existiam dois computadores o ENIAC e o UNIVAC.
2º GERAÇÃO: Os Computadores com transistor. (1959-1965)
Em 1947 quando foram inventados os transistores imediatamente as válvulas foram substituídas pelo mesmo melhorando assim o aquecimento, custo e a redução do tamanho e peso, enquanto o ENIAC pesava cerca de 30 toneladas os novos computadores que usavam transistores pesavam cerca de 890 kilos.
O modelo de sucesso da época era o IBM 7094 que alavancou a venda no mercado vendendo mais de 10.000 unidades.
3º GERAÇÃO: Circuitos integrados.