Trabalho De Etica
O processo de ingresso do advogado na Ordem visa manter um padrão de idoneidade e capacidade técnica/civil de todos os profissionais que venham a exercer a advocacia no Brasil.
Tal processo se realiza por meio de provas de conhecimentos específicos, destinadas a avaliar a capacidade técnica dos pretensos futuros advogados, e logo após um processo de verificação de todos os outros requesitos.
Dos requisitos
. Requisitos para inscrição como advogado: capacidade civil; diploma ou certidão de graduação em direito, obtido em instituição de ensino oficialmente autorizada e credenciada; título de eleitor e quitação do serviço militar, se brasileiro; aprovação em Exame de Ordem; não exercer atividade incompatível com a advocacia; idoneidade moral; prestar compromisso perante o conselho.
Do licenciamento
Licenciamento profissional é o afastamento temporário do advogado dos quadros da OAB, sem que haja mudança no seu número de inscrição.
Requisitos para o licenciamento profissional: quando o advogado assim o requerer, por motivo justificado; passar a exercer, em caráter temporário, atividade incompatível com o exercício da advocacia; sofrer doença mental considerada curável.
Do cancelamento
Cancelamento da inscrição profissional é o afastamento definitivo do advogado dos quadros da OAB, cujo reingresso se fará mediante novo número de inscrição, sem que seja necessário exame de ordem.
Requisitos para o cancelamento profissional: assim o requerer; sofrer penalidade de exclusão; falecer; passar a exercer, em caráter definitivo, atividade incompatível com a advocacia; perder qualquer um dos requisitos necessários para inscrição.
Do estagiário
Requisitos para inscrição como estagiário: capacidade civil; título de eleitor e quitação do serviço militar, se brasileiro; idoneidade moral; prestar compromisso perante o conselho; não exercer atividade incompatível com a advocacia; ter sido admitido em estágio profissional