Trabalho de estética e embelezamento
1 INTRODUÇÃO
O trabalho individual interdiciplinar de estética e embelezamento foi baseado em uma pesquisa elaborada em alguns centros estéticos de Canoas, e Porto-Alegre RS, nessa pesquisa foram feitos alguns levantamentos em relação ao público que frequenta as estéticas, referente aos tratamentos que cada estética oferece, falaremos das disfunções estéticas os cosméticos que são utilizados, o nível de satisfação dos clientes, a faixa etária e inclusive o nível cultural.
2 DESENVOLVIMENTO
Ao visitar os centros estéticos o levantamento obtido sobre as disfunções estéticas facias mais procuradas são: Envelhecimento facial colo e pescoço, olheiras, acne principalmente na adolescência, manchas solares e de acne, controle da oleosidade, melasma, cloasma, telangectasias, pele seca e rosácea.
Em relação aos tipos de tratamentos faciais mais realizados na ordem são: Limpeza e hidratação facial com cosméticos a base de ácidos, luz pulsada, radiofraquência, eletroestimulação. Para os procedimentos as marcas de cosméticos mais utilizadas são Bio age, Adcos, Buona vitta, Payot, Cetaphil, e Argilas geralmente da Extratos da terra.
Gráfico 1 – Ranking dos cosméticos para tratamento facial mais utilizados
A faixa etária dos pacientes é muito variada dependendo muito do tipo de tratamento no caso do tratamento de envelhecimento, as mulheres com idade entre 30 e 50 anos, para tratamento de acne a maioria são os jovens de idade entre 15 à 24 anos, para tratamento de olheiras é a partir dos 19 anos que começam a procura, e clareamento de manchas na pele por causa do sol também é procurado por várias idades. O nível cultural de maior atendimento é a partir da primeira classe e segunda também, pois a terceira classe