Trabalho de Estatística
Em estatística descritiva, a moda é o valor que detém o maior número de observações, ou seja, o valor ou valores mais frequentes, ou ainda o valor que ocorre com maior freqüência num conjunto de dados, isto é, o valor mais comum.
A moda não é necessariamente única, ao contrário da média ou da mediana. É especialmente útil quando os valores ou observações não são numéricos, uma vez que a média e a mediana podem não ser bem definidas.
A moda de uma amostra é o elemento que ocorre com mais frequência na coleção. Por exemplo, a moda da amostra [1, 3, 6, 6, 6, 6, 7, 7, 12, 12, 17] é 6.
A série {1, 3, 5, 5, 5, 6} apresenta uma moda: 5
Que repete 3 vezes.
MEDIANA
Amediana é o valor numérico que separa a metade superior de uma amostra de dados, uma população ou uma distribuição de probabilidade, à partir da metade inferior. A mediana de uma lista finita de números pode ser encontrada por providenciar todas as observações do valor mais baixo para o valor mais elevado e colheita do meio (por exemplo, a mediana de {3, 3, 5, 9, 11} é 5). Se houver um número par de observações , então não existe um valor médio único, a mediana é, então, geralmente definido como a média dos dois valores médios 1 2 (a mediana de {3, 5, 7, 9} é (5+7)/2 = 6), o que corresponde a interpretar a mediana como semi amplitudes totalmente aparadas.
MÉDIA
É o valor que aponta para onde mais se concentram os dados de uma distribuição. Pode ser considerada o ponto de equilíbrio das frequências, num histograma.
Média é um valor significativo de uma lista de valores. Se todos os números da lista são os mesmos, então este número será a média dos valores. Caso contrário, um modo simples de representar os números da lista é escolher de forma aleatória algum número da lista. Contudo, a palavra 'média' é usualmente reservada para métodos mais sofisticados. Em último caso, a média é calculada através da combinação de valores de um conjunto de um modo específico e gerando um valor, a média do