TRABALHO DE ESTATISTICAS
1. Poluentes Primários – São contaminantes emitidos diretamente pelas fontes de emissão. Exemplo: automóveis, fabricas, petróleo.
Poluentes Secundários - são resultantes de transformações físicas e químicas na atmosfera, por parte de poluentes primários. Exemplos: aerossóis, produção de energia, evaporação de químicos voláteis,
2. Padrão Primários - é um composto suficientemente puro e estável que permite preparar uma solução padrão (primária) por pesagem direta do composto e diluição até um determinado volume de solução.
Padrão Secundário - é um composto que permite preparar uma solução titulante, porém sua concentração é determinada através da comparação (padronização) contra um padrão primário.
3. São compostos orgânicos que possuem alta pressão de vapor sob condições normais a tal ponto de vaporizar significativamente e entrar na atmosfera. Exemplos: Álcool, diesel, tintas, solventes. O monitoramente serve para controlar liberação de compostos contaminantes atmosfera, sendo assim torna-se de fundamental importância, medidas de preservação da qualidade do ar.
4. Em volta da Terra há uma frágil camada de um gás chamado ozônio (O3), que protege animais, plantas e seres humanos dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol. É um filtro a favor da vida. Sem ele, os raios ultravioleta poderiam aniquilar todas as formas de vida no planeta. O ozônio deve ser monitorado por ser o principal representante do grupo de poluentes designados genericamente por oxidantes fotoquímicos.
5. Chuva ácida ocorre quando existe na atmosfera um número muito grande de enxofre (SO2) e óxidos de nitrogênio (NO, NO2, N2O5) que, quando em contato com o hidrogênio em forma de vapor, formam ácidos como o ácido nítrico (HNO3), ou o ácido sulfúrico (H2SO4). Os efeitos mais nocivos da chuva ácida é o aumento da acidez na nos lagos, e também a acidificação do solo tornando-o improdutivo e mais suscetível à erosão.
6. A atmosfera primitiva detinha em sua composição