Trabalho De Esquizofrenia
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
DA UNISC-CEPRU
TÉCNICO EM ENFERMAGEM
Fernanda C. Weber
Iara Ramos Gomes
Maria Denize Justo
Michele Neto
Distúrbios Esquizofrênicos
Capão da Canoa, abril de 2014
Esquizofrenia
Esquizofrenia é uma doença mental complexa, caracterizada pela perda do contato com a realidade, a pessoa pode ficar fechada em sí mesma com o olhar perdido indiferente a tudo que se passa ao seu redor, ter alucinações e delírios, o individuo fica incapaz de distinguir o que é real do imaginário. Trata-se de um transtorno crônico, que pode apresentar crises diante conflitos ou situações em que a pessoa não consegue simbolizar e suportar o sofrimento como normalmente fazem as outras pessoas.
A palavra esquizofrenia significa: Mente dividida (vem do grego skhizo= dividir, separar, phre=mente). O transtorno esquizofrênico foi descoberto no fim do século XIX ganhou esse nome pelo psiquiatra suiço Eugen Bleuler, atualmente a cada ano cerca de 56.000 novos casos no Brasil vem sendo tratado.
Sintomas positivos e negativos
A divisão dos sintomas psicóticos em positivos e negativos quer dizer o estado do paciente, tendo como referencia a normalidade. Os sintomas positivos são aqueles que deveriam estar presentes como as alucinações, e os negativos são aquele que deveriam estar presentes mas não apresentam como estado de animo a capacidade de planejamento e execução, portanto os sinais positivos e negativo não são bom sinal para a saúde mental do paciente, são sinais de analise da psiquiatria para diagnóstico da doença.
Sintomas positivos da esquizofrenia:
Achar que está sendo perseguido;
Achar que fala com mortos;
Achar que é outra pessoa como Napoleão, Deus ou Jesus, por exemplo;
Achar que sua mente está em ligação direta com extra-terrestres;
Dizer frases sem sentido;
Agressividade.
Ouvir vozes que dizem coisas ruins quando ninguém mais as ouve;
Comportamento infantil ou