Trabalho de Espanhol
México
Victor Ferreira Faria Tavares e Gabriel Battitucci Mota
México
Aspectos Socio - Econômicos
Possui a segunda maior economia da América Latina e a décima terceira mundial. Suas bases econômicas são o comércio, a indústria, a agricultura e a exploração de minerais. Aindústria extrativa engloba o petróleo, de que é grande produtor, e outros produtos como f erro, zinco, cobre, chumbo, magnésio, prata, ouro, gipsita e etc.
Para o México, a proximidade geográfica com os Estados Unidos estabeleu uma densidade de relações econômicas, sociais e políticas sem igual no restante dos países da América Latina.
A influência dos Estados Unidos sobre o México é muito grande, principalmente do ponto de vista econômico.
Ecomomia
A economia do México baseia-se no comércio, na indústria, na agricultura e na exploração mineral. As culturas dominantes são a cana-de-açúcar, o milho, o trigo, o sorgo, a laranja, a banana, a manga, o abacate, o feijão, o tomate, o limão, o melão, a batata, a cevada, o café, a soja, o arroz, o ananás, o morango, o algodão e a noz Os produtos industriais são o equipamento para os transportes, os produtos alimentares, as bebidas, o tabaco, os produtos químicos, os produtos metálicos, os produtos minerais, os derivados do papel e os têxteis.
Social
Educação:
Na década de 1970, o México estabeleceu um sistema de "ensino a distância" através de comunicações de satélite para atingir pequenas comunidades rurais e indígenas inacessíveis por outros meios. Escolas que usam esse sistema são conhecidas no México como telesecundarias. O ensino a distância da educação secundária no méximo também é transmitido para alguns países da América Central e para a Colômbia, e é usado em algumas regiões do sul dos Estados Unidos como um método de educação bilingue.
Saúde:
Instituições do estado, como o Mexican Social Security Institute (IMSS) e o Institute for Social Security and Services for State Workers (ISSSTE) são