Trabalho De Ergonomia
O presente trabalho foi elaborado de acordo com as Normas da ABNT e tem como objetivo apresentar uma resenha sobre Doenças causadas por esforços repetitivos (LER/DORT).
O trabalho proposto compõe a avaliação referente ao 4ª Semestre da disciplina de Ergonomia e Segurança do Trabalho do Curso de Engenharia Mecânica da Universidade Anhanguera de Rio Grande.
O relacionamento do homem com o ambiente de trabalho é objeto de estudo da Ergonomia, que busca adaptar o trabalho ao ser humano. Nos últimos anos, análises ergonômicas têm contribuído para transformar situações de trabalho, a fim de que os trabalhadores desenvolvam suas atividades com mais saúde, conforto, segurança e eficiência.
Serão abordados temas como as principais causas e as consequências da LER/DORT que ganhou grande destaque nos últimos anos. Em contrapartida, serão apresentados também os meios de prevenção e o uso correto de EPI's, a fim de minimizar e principalmente zerar as causas possíveis destas doenças no ambiente de trabalho.
O trabalho é de suma importância para formação de futuros engenheiros mecânicos e os assuntos abordados estão ligados diretamente a rotina profissional das quais faremos parte diariamente.
2.0 – DESENVOLVIMENTO
DOENÇAS CAUSADAS POR ESFORÇOS REPETITIVOS (LER/DORT)
2.1 - Significado, Causas e Consequências:
Dá-se o nome de LER ao conjunto de doenças causadas por esforço repetitivo. A LER envolve tenossinovite, tendinite, bursite e outras doenças. As LER tornaram-se, a partir da década de 1990, muito frequentes devido ao advento da informática e dos computadores.
Está síndrome é relatada desde 1700.Ramazzini, o pai da medicina do trabalho, a descreve como "doença dos escribas e notórios". Mais tarde aparece como "doença das tecelãs" (1920) ou "doença das lavadeiras" (1965). O problema se amplia a partir de 1980, quando a doença, que atinge várias profissões que envolvem movimentos repetitivos ou grande imobilização postural, torna-se um fenômeno