Trabalho de Ergonomia, pavimentação de blocos intertravados
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO COM ESPECIALIZAÇÃO EM
ENGENHARIA DE DEGURANÇA DO TRABALHO
DISCIPLINA ERGONOMIA
PROFESSORA DRa. SANDRA POLETTO
INTERVENÇOES ERGONÔMICAS NA
PAVIMENTAÇÃO EM BLOCOS DE CONCRETO INTERTRAVADOS
MAURÍCIO DE MOURA
ROBSON RIBEIRO MÜLLER
Erechim, RS, 28 de maio de 2011
INTRODUÇÃO
A incorporação da Ergonomia na atividade de pavimentação em bloco de concreto intertravado é fundamental, com o objetivo de adequar e adaptar o trabalho do calceteiro.
Neste trabalho de pesquisa, a aplicação de conceitos atuais da Ergonomia se fez necessária para que fosse possível a obtenção de dados para uma análise apurada com relação às posturas adotadas dos profissionais para que fossem elaboradas recomendações com o intuito de assegurar a satisfação, bem estar e produtividade no trabalho.
Toda atividade possui em seu processo de execução maneiras de realização que sejam prejudiciais a saúde do trabalhador, e maneiras menos prejudiciais.
A atividade de calceteiro na qual realiza a colocação dos blocos de concretos intertravados nos pavimentos de calçadas exige do profissional uma certa dedicação que preocupa a sua manutenção a saúde. Por se tratar de uma profissão exclusiva a ser realizada no solo, não existe como proporcionar ao profissional uma adequada posição de trabalho que garanta sua qualidade de vida saudável.
O ambiente de trabalho desta atividade, por melhor que se ajuste requer realização de atividades extras profissionais para correção de danos físicos oriundos da atividade. Trata-se de uma atividade que de certa forma resulta algumas doenças ocupacionais, muita lobalgia, artroses, artrites, fadigas musculares, sem contar a doenças oriundas de atividades relacionadas a poeiras da função. Sua atividade requer muito esforço repetitivo e em posição inadequada a sua saúde, tendo em vista que não se conhece posições e equipamentos posturais adequados para o