trabalho de EPE 2
O euro é actualmente a moeda única de 17 Estados-Membros da União Europeia, que em conjunto formam a zona euro. A introdução do euro em 1999 representou um passo muito importante no processo da integração europeia e constitui também um dos seus maiores êxitos, cerca de 330 milhões de cidadãos da União Europeia utilizam actualmente o euro como moeda e usufruem de vantagens que continuarão a aumentar à medida que outros países da União Europeia forem adoptando a moeda única.
Quando o euro foi introduzido, em Janeiro de 1999, tornou-se a nova moeda oficial de 11 Estados-Membros nomeadamente a Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Finlândia, Holanda, Itália, Irlanda, Luxemburgo e Portugal, substituindo em duas fases, as antigas moedas nacionais como, o marco alemão e o franco francês. O euro foi inicialmente utilizado como moeda virtual nas operações de pagamento que não envolviam notas e moedas, bem como para fins contabilísticos, enquanto as antigas moedas continuavam a ser utilizadas nas operações de pagamento em numerário e a ser consideradas subdivisões do euro. Posteriormente, em 1 de Janeiro de 2002, o euro foi introduzido fisicamente sob a forma de notas e moedas.
O euro não é a moeda de todos os Estados-Membros. O Reino Unido e a Dinamarca acordaram uma opção de exclusão no Tratado em aderir ao euro enquanto os restantes como é o caso da Suécia e da Grécia ainda não preenchem as condições estabelecidas para a adopção da moeda única, quando preencherem, substituirão as suas moedas nacionais pelo euro.
Os primeiros anos da existência do Euro
Com a introdução do euro em 1 de Janeiro de 1999 deu-se o culminar de um longo processo de integração monetária na Europa que se desenrolou, praticamente, ao longo de toda a segunda metade do século XX. Esta época por um lado trouxe grandes expectativas quanto a evolução futura do valor do euro em relação ao dólar e da sua afirmação como moeda global e de reserva, por outro lado,