Trabalho de ensaios de materiais
INTRODUÇÃO 02
DESENVOLVIMENTO 02
I. Propriedades dos materiais 02
II. Estruturas cristalinas e diagrama de equilíbrio Fe-C 02
III. Siderurgia 02
IV. Fabricação do aço 03
V. Tratamentos térmicos dos aços 03
VI. Classificação dos aços 04
VII. Produção mundial 04
VIII. Processos de fabricação 04
IX. Biografia 05
INTRODUÇÃO:
Para o estudo dos ensaios mecânicos são necessários previamente o entendimento e o conhecimento de alguns conceitos importantes. Todo material sólido quando submetido a esforços externos tem a capacidade de deformar-se. As propriedades mecânicas dos materiais definem o comportamento do material (resposta) quando sujeito a cargas externas, sua capacidade de resistir ou transmitir esses esforços sem se fraturar ou deformar de forma incontrolada.
DESENVOLVIMENTO:
I. Propriedades dos materiais - Algumas propriedades mecânicas importantes que podemos citar são:
ELASTICIDADE/COMPORTAMENTO ELÁSTICO: Sabendo que todo material quando submetido a solicitações externas deforma-se, o comportamento elástico de um material é a capacidade que o mesmo tem em retornar sua forma e dimensões originais quando retirado os esforços externos sobre ele.
PLASTICIDADE/COMPORTAMENTO PLÁSTICO: O material já não consegue recuperar sua forma e dimensões originais, pois o mesmo é submetido a tensões que ultrapassam um certo limite (chamada de limite elástico) no qual o material sofre um deformação permanente.
DUCTIBILIDADE: É a capacidade que um material tem em deforma-se plasticamente até sua ruptura. Um material que se rompe sem sofrer uma quantidade significativa de carga no regime plástico é denominado de frágil.
TENACIDADE: É a capacidade que um material tem em absorver energia ate a sua ruptura. Também pode ser definida como a energia mecânica necessária para levar um material a ruptura.
RESILIÊNCIA: É a capacidade que o material tem em absorver energia no regime elástico (quando é deformado elasticamente)
II.