Trabalho de enfermagem
Saúde Coletiva
São Bernardo do Campo / 2014
ESTOU ME FORMANDO (OU EU ME FORMEI) E QUERO TRABALHAR: OPORTUNIDADES O SISTEMA DE SAÚDE ME OFERECE NA SAÚDE COLETIVA? ONDE POSSO ATUAR E QUE COMPETÊNCIAS PRECISO DESENVOLVER?
A saúde coletiva abre várias possibilidades de trabalho para os profissionais de saúde. As condições atuais de mobilização social e de capital permitem antever demandas por profissionais cm formação em saúde coletiva em órgãos governamentais municipais, estaduais e federais, no setor privado, e no “terceiro setor”. Este capítulo tem como objetivo abrir o leque dessas múltiplas possibilidades de inserção, bem como indicar o conjunto de competências necessárias para a entrada no campo. Durante a graduação das profissões da saúde, os estudantes em geral têm contato com alguns aspectos dos campos clássicos da Saúde Coletiva, que são as políticas e o planejamento em saúde, a epidemiologia e as ciências sociais e humanas aplicadas à saúde. A Saúde Coletiva é, ao mesmo tempo, núcleo de saberes e de práticas sociais (Campo, 2000) que tem por objetivo o conjunto das necessidades sociais de saúde e que, portanto, “dá suporte às práticas de distintas categorias e atores sociais face ás questões de saúde/doença e da organização da assistência” (Donnangelo, 1983). Desse modo, tudo que diz respeito à saúde do público diz respeito à saúde coletiva (Paim, 1992).
RECONHECENDO E DESDOBRANDO AS ÁREAS “CLÁSSICAS” DA SAÚDE COLETIVA
Primeiramente, desdobramento “saúde” e suas interfaces
Saúde é um tema complexo, produto da história, da cultura, da religião, da organização social e econômica, das condições de vida e trabalho, da subjetividade, dos valores, desejos e das reações afetivas das pessoas, e dos grupos de que elas são parte. Além disso, os modos como as pessoas compreendem a saúde e a doença, definem o