trabalho de empresarial 2
Letra de Cambio é um título de crédito, muito importante para todos, principalmente para a área comercial, por facilitar a comercialização de produtos de diferentes países de origem, para que dessa forma nenhuma das partes que estiverem envolvidas sejam prejudicadas, sabendo-se que determinadas moedas circulantes em um país vale mais que as que circulam no outro, então a letra de câmbio soluciona esse problema fazendo com que todos sejam beneficiados de uma mesma forma. É um assunto muito estudado da área comercial, com requisitos designados nas leis de direito empresarial, e ainda artigos dos Códigos, Civil e Processual Civil, dentre outros.
2. ORIGEM
É o título de crédito mais antigo. Foi criado no período final da Idade Média quando do surgimento dos burgos. Com o fortalecimento do comércio, e a criação de moedas, que facilitavam a intermediação das mercadorias entre vendedor e comprador, houve a necessidade de se criar um instrumento que viabilizasse o intercâmbio de mercadorias e valores entre as diferentes regiões econômicas que utilizavam moedas e valores diferentes. A Letra de Câmbio pois veio suprir essa necessidade, fazendo o “Câmbio Trajetício”. Como funcionava? Sempre que um determinado comerciante fazia negócios em uma determinada cidade, acumulava uma quantidade de riquezas representada naquela moeda deste lugar. Ao chegar em outro lugar, entretanto em outra cidade, a moeda era diferente. Para que pudesse negociar com aquela riqueza em outro lugar, o referido comerciante precisava fazer um “depósito” com um banqueiro que lhe emitia um recibo, uma carta, na qual havia uma “ordem de pagamento” para que fosse cumprida pelo banqueiro do destino no valor ali especificado.
2.1 Conceito
Letra de câmbio é o titulo de credito pelo qual o sacador dá ao sacado uma ordem de pagamento ao beneficiário. Ela é uma ordem de pagamento em que alguém ordena que outra pague determinado valor para uma terceira. Deve trazer de forma clara, o