Trabalho de embalagem de vidro
CAMPUS ZÉ DOCA
EMBALAGEM DE VIDRO:
ZÉ DOCA
2012
INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DO MARANHÃO
CAMPUS ZÉ DOCA
JACKSON LIMA
EMBALAGEM DE VIDRO:
Trabalho apresentado à disciplina de química de alimentos do curso Tecnologia em Alimentos do IFMA- Campus Zé Doca, ministrado pela profª: Thâmara Sousa como requisito para obtenção de notas.
ZÉ DOCA
201
EMBALAGEM DE VIDRO
A embalagem de vidro é inerte, higiênica, não interfere no sabor de alimentos e bebidas ou na composição de perfumes e medicamentos, garantindo assim a qualidade original do seu conteúdo.
O vidro é neutro em relação ao produto que envasa, não mantém nenhuma interação química com o seu conteúdo e pode armazenar qualquer produto por toda sua vida útil. Não permite a passagem de oxigênio ou gás carbônico, portanto, não altera a cor ou sabor do conteúdo da embalagem. O vidro possui altíssima inércia química e é bastante resistente a agentes químicos nas temperaturas normais. Isso significa que as embalagens de vidro garantem maior preservação do conteúdo. Por isso, possibilitam prazos de validade em geral duas vezes maiores do que outros materiais.
O vidro tem características específicas, como resistência e propriedades mecânicas, térmicas, óticas e acústicas que possibilitam incontáveis aplicações nas mais variadas indústrias.
É resistente ao processo de fabricação e aceita produtos quentes ou gelados, antissépticos, pasteurizados ou esterilizados. A embalagem de vidro é ideal, também, para armazenar produtos naturais por períodos longos de tempo, em razão de sua inércia.
A embalagem de vidro atende as necessidades específicas de diversos setores produtivos e segmentos do mercado. Tem grande versatilidade e excelente desempenho no processo industrial, seja ele de pequeno ou grande porte. Pode ser produzida em várias tonalidades e cores, atendendo o apelo de venda do produto na comercialização.