Trabalho de eletronica
RESUMO
DIODOS E SEMICONDUTORES
1.1 Introdução
O diodos são os semicondutores mais simples. Eles vieram após a transição das antigas válvulas termoiônicas para os transistores também caracterizados como semicondutores de estado sólido. Seu encapsulamento tem o propósito básico é de simplesmente oferecer o manuseio e fixação mecânica no circuito eletroeletrônico.
1.2 Diodo ideal
Foi o primeiro dispositivo eletrônico a ser apresentado, e é um dos mais simples dos dispositivos semicondutores, e possui características semelhantes de um chave, pode ser utilizado em aplicações das simples as mais complexa.
O diodo ideal é um dispositivo de 2 terminais , a função básica de um diodo é conduzir corrente em um único sentido.
Um dos parâmetros importante do diodo é a resistência no ponto de operação, se considerarmos a região de condução pelo sentido da corrente e polaridade da tensão determinará o valor da resistência, conforme a lei de ohm. Portanto o diodo ideal se comporta como um curto circuito na região da condução.
1.3 Materiais semicondutores
O germânio e o silício não os únicos semicondutores. São, no entanto os que despertam o maior interesse em relação ao desenvolvimento de dispositivos semicondutores. Algumas das qualidade únicas do germânio e do silício devem-se a suas estruturas atômicas ambos formam um modelo periódico e preciso . Um modelo completo é chamado de cristal a estrutura de ambos tem um formato de um diamante tridimensional.
Uma ligação de átomos estabelecida pelo compartilhamento de elétrons é chamada de ligação covalente.
Materiais intrínsecos são semicondutores cuidadosamente refinados para se obtiver a redução de impurezas a um nível muito baixo. É basicamente tão puros quanto permitem a tecnologia moderna.
Um aumento de temperatura de um semicondutor pode resultar em um aumento substancial do número de elétrons livres no material.
Considera-se que materiais semicondutores como o Ge