Trabalho de eletricidade
Débora Ellen de O. Alves
Kátia Nascimento de Souza
Kátia Priscila F. Maia
Patrícia Rafaela L. Freire
Turma 02
ELETRICIDADE E MAGNETISMO RESUMO DE CAPÍTULOS
Mossoró-RN
2012
INTRODUÇÃO
A Força magnética está presente no dia-a-dia de quase todas as pessoas, desde as impressoras dos computadores, até os auto-falantes de sons, já que fundamenta das interações entre partículas carregadas em movimento. A primeira associação que fazemos do Magnetismo está ligado ao funcionamento dos imãs, que atraem objetos. Estudar o campo magnético que é produzido pela ação de uma força sobre uma carga em movimento, ou sobre um fio condutor, e seu fluxo nos ajudam a vizualizar como as partículas se comportam na ação da mesma, em qual direção e sentido irão movimentar-se, ou não. Importante ainda entendermos comportamentos dos materiais imantados, utilizando descrições de um Dipolo Magnético.
Iremos analisar o campo magnético gerado por uma única carga puntiforme que está em movimento. Com base nessa análise poderemos estudar o campo magnético criado por um pequeno segmento de um condutor que transporta uma corrente. Em seguida, poderemos encontrar o campo magnético produzido por um condutor que possua qualquer forma. Veremos também a lei do ampère, uma lei análoga a lei de gauss da eletrostática, que nos permite relacionar as propriedades de simetria do campo magnético às da fontes do campo.
A Indução eletromagnética vai da variação do fluxo magnético, até a formação de uma fem (Força eletromotriz) e corrente induzida no circuito, podendo ser explicada pelas leis de indução de Lenz e de Faraday, que por sua vez foram fundadas a partir de experiências e aplicações com os tipos de geradores, tipos de correntes, como são produzidas, como determinar o sentido dessas e da fem induzida. Presente também os tipos de