Trabalho de Educação Física
Natação: Os benefícios da natação para o corpo humano
História da Natação
A natação é uma atividade física praticada na água. Na Grécia Antiga, esta atividade já era praticada por ser benéfica ao corpo humano. Este esporte já fazia parte das Olimpíadas na Grécia Antiga. No século XIX, os ingleses criaram as primeiras regras para a prática da natação enquanto esporte competitivo. Ainda no século XIX, as primeiras competições foram organizadas na Inglaterra.
Os benefícios da natação para o corpo humano Especialistas afirmam que começar a praticar ainda quando bebê ajuda a desenvolver um sistema respiratório mais resistente a doenças e alergias. É um esporte completo, pois mexe com toda a musculatura do corpo. Além disso, com a amortização do impacto dos movimentos físicos pela água, a probabilidade de sofrer uma lesão é praticamente nula. Quem nada chega a perder aproximadamente 600 calorias por hora, enrijecendo os músculos e definindo a silhueta. A modalidade também melhora a respiração e a coordenação motora. Além de todos os benefícios físicos que oferece, a natação também relaxa a mente e ativa a memória, garantindo uma ótima oxigenação para o cérebro. E não podemos esquecer que também é um grande combatente do estresse, já que com a grande concentração exigida na hora da respiração e nos movimentos, faz com que você alivie as tensões e esqueça um pouco dos problemas do dia-a-dia.
Os músculos mais exigidos nesse estilo são os peitorais e aqueles localizados na parte anterior da perna, entre o pé e o joelho (flexores tipiais). Costas: Trabalha os músculos das costas, barriga, bumbum, peito e parte anterior das coxas. Borboleta: É ótimo para fortalecer ombros e braços e exige uma ótima coordenação entre pernas e braços. Crawl: Ajuda na definição muscular das costas e braços. É um estilo que permite que você nade por um longo período de tempo e com rapidez, favorecendo para quem quer emagrecer.
Piscina