TRABALHO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DO
TREINAMENTO
- SOBRECARGA
O treinamento de uma capacidade física se dá pelo aumento progressivo do esforço a ela relacionado.
Esse aumento é chamado de sobrecarga;
PRÍNCIPIO DA SOBRECARGA
O princípio da sobrecarga diz que para um atleta obter uma resposta satisfatória ao treinamento, deverá ser aplicada uma sobrecarga com o exercício específico para a atividade.
As variáveis manipuláveis no princípio da sobrecarga são: - Volume: definido pela quantidade de dias de treino na semana, quantidade de sessões de treino diárias, tempo gasto para a execução dos exercícios em cada sessão, número de séries, repetições etc;
- Intensidade da carga: expressa em quilogramas, velocidade, frequência cardíaca, pressão arterial;
- Pausas: entre sessões, séries e exercícios;
- Velocidade de execução dos movimentos e ações musculares. Se você estimular seu corpo com atividades com o mesmo volume e intensidade, seus músculos e sistema cardiorrespiratório sofrerão pouca ou nenhuma adaptação. Contudo, se você gerar um estresse físico maior, ou seja, aumentar o volume e/ou intensidade dos treinos, seu corpo irá criar condições de adaptar-se ao estímulo novo, ficando mais forte para suportar o maior estresse. A maior parte das pessoas resolvem ir a academia para por exemplo ganhar massa muscular, porém, não dando ouvidos ao instrutor, exageram nos exercícios e sofrem lesões nos músculos, tendões e ligamentos.
- ESPECIFICIDADE
A especificidade implica que o treinamento deve ser planejado para treinar a musculatura e sistemas específicos do corpo de maneira semelhante ao envolvimento dos mesmos durante o objetivo, ou modalidade almejada.
PRÍNCIPIO DA ESPECIFICIDADE
O princípio da especificidade diz que para um atleta obter um melhor resultado naquele esporte que ele está treinando, o seu treinamento deverá ser realizado em cima das capacidades específicas daquele esporte.
O treinamento deve ser