trabalho de educação ambiental
O lixo
O lixo se tornou um grande problema em pouco tempo. A partir do momento que o modo de vida da população começou a mudar, e a produção começou a alcançar grandes volumes para atender uma maior demanda de consumidores e o resultado disso: lixo muito lixo, tanto que as pessoas não sabiam a forma adequada de eliminá-lo.
Logo grandes cidades foram surgindo e em pouco tempo esse lixo foi sendo desprezados, sem nenhum tipo de tratamento, em esquinas, rios, terrenos baldios, causando contaminação doenças. E até mesmo presença de animais que causam certo repúdio como: rato, baratas, entre outros Transmissores de doenças.
O lixo apesar de trazer grandes problemas ambientais, contaminar o solo lençóis freáticos se Torna muito útil quando reutilizado. Uma solução para diminuir o seu volume e aproveita-lo é reciclar, e conscientizar prefeitos governadores e a população em geral da importância da reciclagem em vários bairros, da coleta seletiva, o lixo pode virar luxo em abajures de garrafas pet entre outros materiais, pode virar peças de decoração, roupas, bolsas vestidos tudo é possível abusando da criatividade. Existem outras formas de aproveitar o lixo que não pode ser reciclado, uma forma de dispensá-lo são os aterros sanitários, e por incineração, que não prejudicam tanto o meio ambiente.
Na cidade de São Luís, a coleta do lixo é feita de forma precária, o lixo é jogado na rua na maioria das vezes. São poucos os lugares onde ha lixeiras, a coleta seletiva não ocorre em toda a cidade. O pouco do lixo que é coletado vai para os lixões a céu aberto, que são grandes criadouros de doenças e contaminam o solo. A solução para isso seria a coleta seletiva do lixo, implantação de aterros sanitários e que em cada bairro existisse uma usina de reciclagem.
Talita Moraes