Trabalho De Educa O F Sica
Alimentação saudável na adolescência e distúrbios alimentares
Alimentação ideal para uma vida saudável na adolescência
Adolescentes adoram comer alimentos gordurosos como salgadinhos, doces, refrigerantes e frituras. Tudo isto para contrariar os pais que gostariam que eles tivessem uma alimentação mais saudável.
Uma alimentação adequada na adolescência deve seguir algumas regras:
1. Ter de 5 a 6 refeições por dia. Comer no café da manhã, almoço, jantar e fazer lanches saudáveis nos intervalos, evitando pular as refeições.
2. Evitar o excesso de comida industrializada, refrigerantes, biscoitos recheados, lanches fast-food, congelados, doces e frituras.
3. Ingerir mais frutas, verduras e legumes na alimentação, todos os dias.
4. Fazer pratos bastante coloridos (ideal de cinco cores no prato) e variados. É mais saudável e mais atrativo aos olhos.
5. Beber leite e/ou derivados todos os dias, pois ajuda na fase de crescimento e é essencial para a vida de um adolescente.
6. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e energéticas, que além de ser ilegal (no caso do álcool), possuem substâncias que podem fazer mal ao organismo.
7. Beber pelo menos 8 copos de água por dia.
8. Procurar um nutricionista antes de fazer dietas precipitadas para emagrecer ou simplesmente “perder a barriga”.
9. Não comer assistindo televisão.
10. Não ficar muito tempo sem comer e procurar se alimentar de 3 em 3 horas.
Anorexia e Bulimia A adolescência é uma fase bastante difícil, pois é onde começam a aparecer as preocupações excessivas com o peso e a estética. Também é a fase do meio termo entre a infância e a vida adulta e, por esse motivo, o corpo muda completamente durante essa época por causa dos hormônios liberados no organismo. Algumas vezes pode mudar positivamente como também pode mudar negativamente. Grande parte dos adolescentes, principalmente meninas, não estão satisfeitos com o próprio corpo, apresentando uma visão distorcida da própria imagem.
A