Trabalho de Ed. fisica
Curso: Educação Física
Disciplina: Anatomia
Professor: Jordanio
Aluno: Renato Lopes
SÍNTESE DA AULA SOBRE ANATOMIA A disciplina Anatômica é muito complexa, pois é uma ciência que estuda todos os níveis de organização do corpo humano, partindo dos mais simples para os mais complexos, como também seu desenvolvimento.
A posição anatômica é de fundamental importância, pois é uma função de referência (padrão). Deste modo, os anatomista, quando descrevem seus textos, referem-se ao objetivo de descrição considerando o indivíduo como se estivesse sempre na posição padronizada.
A divisão do nosso corpo foi um ponto crucial da nossa aula. Este está dividido em: cabeça, pescoço, tronco e membro. Em relação ao sistema esquelético, ele é constituído de 206 ossos, onde exerce duas funções de extrema importância para o corpo humano, são elas:
Sustentação e conformação do corpo.
Proteção dos órgãos internos (coração, pulmões e cérebro)
No sistema esquelético, o estudo e a classificação dos ossos são as seguintes: osso longo, osso pneumático, osso laminar, osso curto e osso irregular.
O crânio possui a função de armazenar e proteger o encéfalo, além de proporcionar fixação aos músculos da boca e do rosto, e possui os seguintes ossos: parietal, temporal, frontal, occipital, esfenóide e etmóide. Outra parte que compõe o sistema esquelético do corpo humano é a coluna vertebral. Ela está ligada à medula espinhal finalizando-a e protegendo-a e também é responsável pela sustentação da cabeça, fixação das costelas e os músculos do dorso. Suas curvaturas são responsáveis pela força, sustentação e equilíbrio corporal.
A coluna vertebral de uma pessoa adulta é composta por 26 ossos e 33 vértebras, sendo 7 vértebras cervicais, 12 torácicas, 5 vértebras lombares, 1 sacro (formado por 5 vértebras fusionadas) e 1 cóccix (formado por 4 vértebras fusionadas). Dentre todas as vértebras, somente