trabalho de ed fisica
Nome : Pâmela de Cássia dos Santos nº:23 3°B
Matéria e Radiação
De acordo com a Física Clássica, as ondas eletromagnéticas se propagam de uma maneira contínua. No entanto, de acordo com a Mecânica Quântica, as ondas eletromagnéticas se propagam na forma de "pacotinhos" denominados fótons. Cada fóton tem uma quantidade de energia que depende da freqüência da onda eletromagnética, como veremos no próximo apêndice. Aqui, para simplificar os termos empregados, chamaremos uma onda eletromagnética de radiação.
Existe variadas transformações de radição em matéria, como o reproduzido na figura 13, onde um fóton se transforma em duas partículas materiais, que são um elétron e um pósitron.
Também é possível o fenômeno inverso: a transformação de matéria em radiação. Na figura 14 mostramos o caso em que um elétron se encontra com um pósitron, produzindo dois fótons.
Nestes dois casos podemos dizer que houve conversão, pois algo desapareceu dando origem a outra coisa. Durante o século XX, os físicos constataram que para cada partícula existe uma antipartícula de modo que, ao se encontrarem, se aniquilam, isto é, transformam-se em radiação. Quando isso ocorre, a equação E = ( m ) . c2pode ser usada para relacionar a energia da radiação com a massa da matéria. Energia Nuclear no Brasil
O Brasil tem um programa amplo de uso de energia nuclear para fins pacíficos. Cerca de 3 mil instalações estão em funcionamento, utilizando material ou fontes radioativas para inúmeras aplicações na indústria, saúde e pesquisa. No ano passado, o número de pacientes utilizando radiofármacos foi superior a 2,3 milhões, em mais de 300 hospitais e clínicas em todo o país, com um crescimento anual da ordem de 10% nos últimos 10 anos.
Novos ciclotrons, que permitem a produção de radioisótopos para o uso de técnicas nucleares avançadas, foram instalados em São Paulo e no Rio de Janeiro – a CNEN irá instalar, nos próximos anos,