Trabalho De Econonia
O presente trabalho é constituído dos principais tipos de inflação de uma economia de mercado. O mesmo abrange o modo como essa economia se desenvolve, quais os elementos que contribuem para o seu surgimento e/ou crescimento na visão dos clássicos e de Keynes (1985) e as principais políticas para controlá-la. Aborda também uma sintética análise deste fenômeno desde a ditadura até os dias atuais, enfatizando as principais medidas tomadas pelos governos que contribuíram para seu crescimento e/ou controle.
No contexto da Economia, inflação é um conceito que designa o aumento continuado e generalizado dos preços dos bens e serviço. No sentido literal, o termo inflação significa o efeito de inflar ou inchar.
O aumento de preços é verificado na grande maioria dos bens e não só em alguns. Há uma acentuada diminuição do poder de compra devido a vários fatores, como por exemplo, o rendimento salarial que não sofre alteração.
A noção de inflação da economia surgiu em 1838, e significa o aumento dos preços que acontece de forma persistente e que resulta na diminuição do poder de aquisição de uma moeda.
DESENVOLVIMENTO
O termo inflação ainda é considerado um termo que causa medo na população em geral, devido ao histórico de alta de preços vividos ao longo dos anos no Brasil e no mundo, diminuindo o poder de compra da população e aumentando o custo de vida. Além de ser um fenômeno que ocorre naturalmente nos países com economia de mercado. Podemos dizer que as principais causas são o aumento de preços de bens e serviços causados pela emissão excessiva de moeda na economia. A inflação é acompanhada rigorosamente pelo governo, que estabelece metas inflacionárias e cria índices de medição da mesma para equiparação com as metas estabelecidas. Através da medição e da constatação de alta inflacionária, o governo controla por meio do aumento da taxa de juros, diminuindo assim o consumo. Caso não seja feito tal controle, existem