Trabalho de economia
ECONOMIA
Cassilândia MS
2010
UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL –UNIDERP Interativa
Cinthia Silva Garcia RA 220258
Suéllyta Tomaz Garcia RA 267337
Leandro Moraes Gonçalves RA 267093
Ilza Sirlei Royer RA 197840
INFLAÇÃO
Trabalho elaborado para fins de avaliação do Módulo “Inflação”, referente ao Tema 8 “aula tema: Fundamentos econômicos ; aula tema Microeconomia: formação de preços; aula tema: Produção e o mercado. O mercado sob concorrência perfeita e Monopolista;aula tema: Comportamento da oferta e da demanda; aula tema: Noções de macroeconomia da Administração do curso de Administração da UNIDERP Interativa, sob Orientação dos professor or local Voleigmar Paimel.
Cassilândia MS
2010
Etapa n° 01
O custo de oportunidade é um termo usado em economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo, até mesmo social, causado pela renúncia do ente econômico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou, ainda, a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa.
O custo de oportunidade foi definido como uma expressão "da relação básica entre escassez e escolha".
Os custos econômicos incluem, para além do custo monetário explicito os custos de oportunidade que ocorrem pelo fato dos recursos poderem ser usados de formas alternativas.
Em outras palavras: O custo de oportunidade representa o valor associado a melhor alternativa não escolhida. Ao se tomar determinada escolha, deixa-se de lado as demais possibilidades, pois são excludentes, (escolher uma é recusar outras). À alternativa escolhida, associa-se como "custo de oportunidade" o maior benefício NÃO obtido das possibilidades NÃO escolhidas, isto é, "a escolha de determinada opção impede o