Trabalho de economia
Introdução à Economia
Hanna Gabrielle S. Soares
Matrícula: 15213110094
Questão 1: “Não é da benevolência do açougueiro, do cervejeiro ou do padeiro que esperamos nosso jantar, mas da consideração que eles têm pelo seu próprio interesse”.
Essa famosa passagem está no livro “A Riqueza das Nações” de Adam Smith.
Comente-a levando em conta os conceitos teóricos apresentados pelo autor.
Resposta: Smith acreditava que para se adquirir riquezas era preciso gerar bens e não guardar dinheiro, o dinheiro funciona apenas como título para realizar a troca. No trecho citado pela atividade, Smith nos diz que os serviços que são fornecidos para a sociedade não podem ser vistos como uma bondade, um bom ato, mais sim como um ciclo de investimento à espera do seu retorno (lucro), pois o açougueiro, o padeiro e o cervejeiro ao trabalhar para nos disponibilizar o jantar depositaram nos mesmos suas matérias-primas e esperam que em troca tenham um lucro para continuar a prestar o serviço para outras pessoas, fazendo isso gerar uma troca de valores contínua.
Questão 2: Keynes afirma em um dos vídeos que durante a segunda guerra mundial o
PIB (americano) cresceu e o desemprego quase acabou. Como você justificaria o
Crescimento do PIB de um país durante uma guerra? Com o desejo de avançar e alcançar vitória durante a guerra, o país optou por investir em qualidade do que ele poderia usar para a guerra (pessoas capacitadas para trabalhar ao lado do governo e formar melhores soldados e aliados, ampliar os estudos para se obter uma qualidade maior nas fabricações de munições e artilharia). E aumentar os empregos é um investimento financeiro e acredito que também psicológico, pois as pessoas trabalham melhor vendo resultados rápidos e esse desenvolvimento na indústria e na capacitação de pessoas para a guerra, traz isso, além de afastar o medo do desemprego e crise econômica das pessoas. Investir em pessoas capacitadas e em um trabalho de qualidade é