Trabalho de economia
RESUMO
O Brasil é o segundo mercado consumidor de pizza do mundo, só superado pelos Estados Unidos.No estado de São Paulo existem cerca de 6 mil estabelecimentos e um consumo em torno de 43 milhões de pizzas/mês, movimentando cerca de R$ 10 bilhões/ano. Nos últimos dez anos o setor cresceu em média 5% e São Paulo é a cidade que registra o segundo maior consumo de pizzas do mundo,
Em São Paulo 70% da população consome pizza.Cada habitante consome em média 7 pizzas por mês.Este mercado gera em média 30.000 empregos diretos e 20000 empregos indiretos.
Quem são os consumidores?
Devido ao preço relativamente barato,a pizza se torna um dos produtos mais comercializados no Brasil tanto em áreas nobres quanto em áreas de baixo poder aquisitivo.
De preferência à noite, nos finais de semana. Alguns a consomem no restaurante, outros pedem por delivery. As padarias já entraram no ramo e abrem à noite suas portas para rodízios. Até os supermercados estão abocanhando um filão desse mercado, com as congeladas. Em São Paulo, a pizza é sinônimo de confraternização de amigos e parentes. Democrática, ela atrai todo tipo de classe social, cultural e pessoas de várias idade.
“Não há mais nada democrático que a pizza, que vai da classe A a D”, diz Enzo Donna, diretor da EDC Food Service, empresa especializada em pesquisa de mercado para o segmento gastronômico. Segundo a Associação Pizzarias Unidas, são mais de 11 mil pizzarias no estado de São Paulo e o consumo médio é de um milhão de unidades por dia – levando em conta também as pizzas congeladas e as consumidas em padarias.
O segmento é composto basicamente de micro e pequenas empresas. A concorrência é grande e o empresário do setor precisa ficar atento às sazonalidades e às demandas do consumidor. Em janeiro e fevereiro, período de férias, diz a Associação, o consumo de pizzas não diminui, já que a procura apenas migra da capital para o interior ou litoral.
"Os