Trabalho de Economia
AS DUAS CRISES MUNDIAIS: A DE 1929 E A DE 2008-2009
Pecém, 22 de Maio de 2014.
Aluna: Vanderlúcia Guimarães Prata
Matrícula: 2013200924
Introdução.
Neste trabalho falarei sobre as duas maiores crises financeiras mundiais:
Onde começaram.
Causas.
Consequências.
Como se relacionam.
Como afetaram o Brasil.
Uma das mais famosas fotos da década de 1930 que mostra Florence Owens Thompson, mãe de sete filhos, procurando emprego ou ajuda social em março de 1936, pois o marido perdera o emprego em 1931, vindo a falecer no mesmo ano.
A primeira grande crise econômica aconteceu no ano de 1929 e persistiu até 1930. Tudo começou logo depois da primeira guerra mundial quando a Europa estava com a economia enfraquecida pelos efeitos da guerra e os Estados Unidos lucravam com a exportação de alimentos e produtos para estas nações. Graças a estas exportações o povo americano ganhou uma prosperidade econômica nunca vista antes, muitas fábricas funcionavam a todo vapor para conseguir superar a demanda de produtos. Fazendeiros plantavam como loucos para suprir as necessidades de alimentos para a Europa e para eles mesmos. Tanto empresários como fazendeiros davam a seus funcionários grandes benefícios interessados apenas no aumento de produção, assim, todos tinham muito dinheiro disponível para fazer o que quisessem e foi graças a esta grande prosperidade econômica que nasceu o “american way of life” ou modo de vida americano, e os Estados Unidos passou a ser chamado de “terra das grandes oportunidades”, como é conhecido até os dias atuais.
Os bancos americanos financiavam tudo, davam crédito a qualquer um, sem se preocupar como iriam lhes pagar. O governo não interferia nestas atitudes dos bancos. Os corretores da Bolsa de Valores começaram então a financiar ações para quem quisesse, qualquer dona de casa poderia ter uma carteira de ações.
Também naquela época foi criado o sistema de crédito