Trabalho de economia
O PROBLEMA ECONÔMICO.
O PROBLEMA ECONÔMICO É SIMPLESMENTE O PROCESSO DE PROVER O BÉM-ESTAR MATERIAL DA SOCIEDADE. TAREFAS DA SOCIEDADE ECONÔMICA E AS FORMAS SOCIAIS DE SOLUÇÃO DO PROBLEMA ECONÔMICO:
TAREFAS - MOBILIZAÇÃO DE ESFORÇOS, ALOCAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS.
SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA ECONÔMICO – ATRAVÉS DA TRADIÇÃO, MANDO E MERCADO.
CAPÍTULO II
ECONOMIA PRÉ-MERCADO.
ANTIGUIDADE – FATORES DE ANÁLISE: ATIVIDADE ECONÔMICA PRINCIPAL, TRABALHO APROPRIAÇÃO DO EXCEDENTE, ORDEM RURAL E PRODUTIVIDADE. A SOCIEDADE ECONÔMICA NA SOCIEDADE MÉDIA – FATORE DE ANÁLISE: ESTRUTURA SOCIAL, ATIVIDADE ECONÔMICA PRINCIPAL, TRABALHO, APROPRIAÇÃO DO EXCEDENTE, ORDEM NATURAL E PROGRESSO E RIQUEZA.
CAPÍTULO III
O SURGIMENTO DA SOCIEDADE DE MERCADO I.
DECLÍNIO DO FEUDALISMO. FATORES QUE DESENCADEARAM SEU DECLÍNIO: APERFEIÇOAMENTO DA TECNOLOGIA AGRÍCULA E MEIOS DE TRANSPORTE, CRESCIMENTO POPULACIONAL E DA CONCENTRAÇÃO URBANA E MONETIZAÇÃO DAS RELAÇÕES E DESTRUIÇÃO DO FEUDALISMO.
A CONSTRUÇÃO DO CAPITALISMO.
SOBRE A SOCIEDADE PRÉ- MERCANTIL: EXISTIA MERCADO, MAS QUE NÃO TINHAM MECANISMOS PARA RESOLVER O PROBLEMA ECONÔMICO.
EXPANSÃO DA PRODUÇÃO CAPITALISTA. EXISTIA A NECESSIDADE DE SE APLIAR A PRODUÇÃO E REGULARIZAR O ABASTECIMENTO DE BENS MANUFATURADOS. SURGE ENTÃO O SISTEMA MANUFATUREIRO DOMÉSTICO E O NASCIMENTO DA INDÚSTRIA CAPITALISTA.
FORÇA DE TRABALHO – NÃO POSSUI CAPITAL OU POSSUI POUCO, APENAS VENDEM SUA FORÇA DE TRABALHO.
VALIDAÇÃO RELIGIOSA DA NOVA ORDEM ECONÔMICA. APÓS A REFORMA PROTESTANTE OS LUCROS SÃO CONSIDERADOS COMO EXPRESSÃO DA VONTADE DIVINA.
OUTROS PROCESSOS QUE CONTRIBUIRAM PARA A INSTAURAÇÃODO CAPITALISMO: REGIME DE ENCLAUSURE (CERCAMENTO) DOS CAMPOS, RENASCIMENTO INTELECTUAL, A EXPLORAÇÃO COLONIAL, A INFLAÇÃO OCORRIDA NO SEC. XVI E XVII E A CRIAÇÃO DOS ESTADOS NAÇÕES.
CAPÍTULO IV
O SURGIMENTO DA SOCIEDADE DE MERCADO II
FORÇAS DE MUDANÇAS: O MERCADO ITINERANTE,