trabalho de economia p1
Os mercantilistas acreditavam que para um país ser rico ele deveria exportar o máximo que pudesse e impor barreiras para importações, pois nessa época as transações entre países eram feita com pagamento em ouro e para os mercantilistas, um país só seria rico se tivesse mais ouro que os outros.
Os fisiocratas acreditavam que o único jeito de gerar riqueza em um país era através da agricultura, segundo essa escola de pensamento as outras não agregavam valor, apenas transformavam uma mercadoria (matéria-prima) em outra (bens finais), enquanto que a agricultura gerava novos produtos sem necessitar de matéria-prima.
2- Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais idéias ?
Foi Adam Smith, que defendia a desregulação, o estado deveria estar restrito a três funções principais: defesa da nação, garantir justiça e segurança e desenvolver certas obras sociais que a iniciativa privada não pudesse desenvolver.
Entre suas principais idéias: trabalho humano como principal causa da riqueza das nações, livre iniciativa do mercado (laissez faire), especialização do trabalho como instrumento de aumento da produtividade, teoria do bem estar econômico, segundo o mercado, operando livremente sem a intervenção do estado, se ajustaria automaticamente, como que conduzido pela “Mão Invisível”, na obtenção do máximo bem estar econômico.
3- Faça um breve relato sobre a grande depressão da economia mundial na década de 1930.
Em resumo foi a quebra da Bolsa de New York, que teve repercussão mundial, com isso milhares de bancos, indústrias e empresas rurais foram a falência e pelo menos 12 milhões de americanos perderam o emprego.
Abalados pela crise, os Estados Unidos reduziram a compra de produtos estrangeiros e suspenderam os empréstimos a outros países, ocasionando uma crise mundial. Um exemplo disso é o café, que tinha os Estados Unidos como seu principal comprador de