Trabalho De Economia Ana Clara Mansur
Disciplina: Economia A1
Aluno(a): Ana Clara Mansur Carvalho
Número de matrícula: 2015009560
Introdução à Economia
Krugman & Wells (2007, cap. 17)
1) Considerando que os países ricos compram artigos daqueles que possuem mão de obra abundante e muitas vezes análoga à escravidão. Então, é possível dizer que estes países, como por exemplo o Sri Lanka estão fazendo negócios danosos à sua economia? Segundo a maioria do economistas esse questionamento tem uma resposta negativa. O certo, ao analisar as condições destes trabalhadores, não é compará-los com os trabalhadores de países como o Estados Unidos, mas sim com os empregos que teriam caso estas atividades de exportação não existissem. Considerando as economias pouco desenvolvidas e a mão de obra abundante é possível perceber que as oportunidades são muito limitadas e por isso os trabalhadores envolvidos neste contextos se sujeitam a trabalhar por cerca de trinta e três centavos de dólar.
2) Como se justifica a proteção comercial entre países no cenário internacional? Elas são variadas, mas podem ser, de maneira generalizada,agrupadas de três maneiras, sendo elas: segurança nacional, criação de emprego e proteção de indústria nascente. Eventualmente estas práticas podem gerar perdas por peso morto, mas a proteção contra importações é frequentemente posta em exercício pois os grupos que representam as indústrias que competem com importações são mais organizados e coesos e portanto exercem maior influência no mercado consumidor.
3) Qual as relação entre o preço de autarquia e o preço internacional? O preço de autarquia é a intersecção entre a demanda doméstica e a oferta doméstica. Quando o mercado se abre para o comércio internacional é esperado que o preço doméstico é levado para se igualar com o preço internacional. Se o preço internacional é inferior ao preço de autarquia, o comércio responde elevando a importação, e o preço doméstico cai até o