Trabalho de Econmia
Módulo:Módulo 4
Atividade:
Título: Os efeitos das políticas monetárias e fiscais, contracionistas ou expansionistas na economia europeia.
Aluno:Jaqueline da Silva de Melo
Disciplina: Introdução à Economia
Turma:Pós ADM 38
Introdução
O objetivo desta atividade é analisar os efeitos das políticas monetárias e fiscais, contracionistas ou expansionistas, na economia europeia.
Notamos que ao longo da história da ciência econômica, as linhas de pensamento desenvolvidas, por mais antagônicas que fossem sempre buscaram um conjunto de objetivos comuns no longo prazo – nível de emprego elevado, crescimento econômico acelerado e estabilidade de preços.
Com a multiplicidade de nações adjacentes fez com que a Economia da Europa uma das mais complexas do Mundo.
De acordo com algumas pesquisas, a Europa foi um dos piores centros econômico do Mundo. Por causa de sua localização entre os continentes Africanos e Asiático, fez a região europeia uma passagem obrigatório e assim facilitou a absorção e irradiação dos conhecimentos, tecnológicos e comércio.
Características principais dos instrumentos de política monetária e fiscal
Sendo assim, podemos descrever a economia fiscal e monetária na região Europeia e suas principais características.
A Política fiscal é o nome utilizado às ações do governo destinadas a ajustar seus níveis de gastos, podendo monitorar e influenciar a economia de um país. Sendo que, a economia fiscal está ligeiramente ligada á política monetária, podendo-se afirmar, que as duas políticas buscam influenciar um aspecto da economia: a política monetária irá modificar o comportamento da moeda e a fiscal irá operar os gastos estatais.
Já a política Monetária, podemos defini-la como o controle da oferta da moeda e das taxas de juros. Em outras palavras, o controle do sistema bancário exercido por um governo na busca da estabilidade do valor da moeda.
Assim, contando com a combinação das políticas