TRABALHO DE ECOLOGIA GERAL
PAMELA DE PELLEGRIN LOURENÇO
Com o intuito de sintetizar os principais tópicos vistos na cadeira de Ecologia Geral, reli os slides passados em aula, e pude destacar algumas definições. Dentre elas a definição de ecossistema, pois ela engloba quase todos os níveis de organização, como os organismos, as populações, e as comunidades biológicas, com a interação com o ambiente físico e químico.
Através das aulas pudemos entender que o processo que resulta no surgimento de uma nova espécie, a partir de uma espécie já estabelecida é chamado de especiação. Ela pode ser anagênese (transformação de uma espécie em outra), ou cladogênese (dividir uma espécie em outras duas).
Outra questão vista em aula foi sobre os nichos ecológicos, que são os conjuntos de condições em que os indivíduos vivem e se reproduzem, seu papel no sistema ecológico. Podemos entender este termo como o modo de vida de um organismo na natureza. Com variáveis como a temperatura, a umidade, a salinidade, e etc., pudemos exemplificar o nicho de algumas espécies com seu ótimo ecológico, através de exercícios feitos em aula.
É importante destacar também o texto disponibilizado pelo professor Ismael Franz, “Benefício Mútuo”, onde se destaca a polinização por abelhas. Este método é muito eficiente, pois quando uma abelha transporta o pólen de uma flor para outra as abelhas aumentam a fecundação das plantas e isso gera um ganho de produtividade bastante considerável. Esta prática é um exemplo de serviços ambientais, pois é um benefício que nós obtemos indiretamente da natureza, através dos ecossistemas.
Após estudarmos todos estes termos, e tantos outros vistos em aula, também entendemos o sentido da palavra biodiversidade, bio significa vida e diversidade significa variedade de vidas. É formada por espécies vivas que compreende plantas, animais e micro-organismos que povoam o planeta.