Trabalho de eca de queiroz
O PRIMO BASÍLIO-
Informações técnicas
LIMEIRA-SP
Informações técnicas
Escola literária
Publicado em 1878 “O Primo Basílio” é um dos mais conhecidos e importantes romances do escritor português Eça de Queiroz. Ele foi escrito em Portugal, numa época de forte tendência realista na literatura. Sua leitura reporta a um tema sempre presente na estética realista: o adultério, o mesmo tema do romance francês “Madame Bovary” (1857), de Gustave Flaubert e do romance brasileiro “Dom Casmurro” (1899), de Machado de Assis. Eça de Queirós faz parte de uma geração de jovens intelectuais, centrada em Coimbra, que reagem contra o atraso do país. Eles criticam o Romantismo como um sinônimo desse atraso. E com seus Realismo e Naturalismo pretende incorporar à Literatura os métodos científicos próprios das ciências naturais.
Foco Narrativo
O foco narrativo aparece em terceira pessoa, e revela um narrador onisciente. Percebemos sua postura irônica, crítica, reforçando defeitos e vícios de certos personagens, o que não permite que seja imparcial.
Estilo
• Linguagem correta;
• Vocabulário rico;
• Frases bem feitas,
• Irônico.
Destaque na obra
O Primo Basílio conta a história do casal burguês lisboeta, Jorge e Luísa, que tem seu casamento abalado com a chegada de Basílio, primo de Luísa é uma antiga paixão da moça. Enquanto Jorge viaja, Basílio e Luísa se tornam amantes e são descobertos pela criada da casa, Juliana, que passa a subornar a patroa em troca de seu silêncio. Em meio a personagens bastante estereotipados da burguesia portuguesa da época, Luísa, que adora histórias românticas, se vê abandonada por Basílio e em uma situação delicada dentro de sua própria casa.
Eça de Queiroz
• José Maria de Eça de Queirós
• Nasceu no dia 25 de novembro de 1845 (Póvoa de