Trabalho de drogas
Este é nosso cérebro, cortado ao meio, no meio dele são as partes que fazem do circuito de recompensa cerebral. O VTA é o lugar onde contem dopaminas, com um estimulo as dopaminas são liberada e encharcam o núcleo accumbens e o córtex pré-frontal, com isso temos uma sensação agradável. As drogas fazem que as sejam liberadas mais dopaminas.Por isso repetimos as ações gratificantes e no caso da droga pode nos fazer mal, mas muitas vezes é algo que não conseguimos superar.
Todas as drogas atuam no circuito de recompensa, estimulando os neurônios e aumentando a produção. O vício da droga muitas é por causa dessa sensação de prazer que ela nos traz. Nós conseguimos ter essas sensações naturalmente, mas demanda de esforços que com o uso das drogas não são necessários.
Neurotransmissores são substâncias liberadas por nossos neurônios, células nervosas, para a comunicação e a transferência de informações entre eles. São elas a serotonina, dopamina, norepirefrina e GABA. A serotonina, também conhecida como 5-hidroxi-triptamina ou 5-HT, que se encontra distribuída no tronco cerebral, é um neurotransmissor derivado do triptofano, seu “papel” é regular o humor, o apetite, sono, atividade sexual, o ritmo circadiano, entre outros.
O GABA, ácido gama-aminobutírico, é estimulado pela serotonina e está presente em quase todas as regiões cerebrais, porém de forma desigual, havendo uma parte do cérebro com maior concentração, outra com menor concentração do neurotransmissor. Responsável pelo processo de ansiedade possui um efeito tranqüilizante.
A dopamina, cuja forma molecular é C8H11NO2, é derivada da tirosina e produzida na substância negra, uma região do cérebro. Efetua sensações de