Trabalho de Direitos Humanos
Todas as profissões para serem executadas, necessitam de normas e condutas para que possam ser respeitadas, fortalecidas e reconhecidas socialmente. A Psicologia mesmo sendo uma ciência nova, com pouco mais de cem anos, e que ainda procura muitas respostas, tem muito pela frente para descobrir e amadurecer suas descobertas, mesmo assim também necessita de um Código de Ética Profissional para que possa ser reconhecida com seriedade no meio profissional.
No que tange ao sujeito, com direitos, o profissional de psicologia deve estar ciente de suas obrigações e deveres, para assegurar ao atendido que todos os seus direitos sejam respeitados, embasado nos direitos humanos, ele também assegurará responsabilidades sociais.
Qualquer pessoa, grupos e organização que solicitar serviços psicológicos, devem ser garantidos serviços de qualidade, com base técnica e científica servindo com a melhor qualificação profissional possível.
Todos os seres humanos independentes de cor, raça, posição social, riqueza, devem ser tratados com igualdade, isto é garantido no Artigo 2 na Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Muitas pessoas quando vão à procura de um profissional de psicologia tem uma preocupação, a questão do sigilo e confidencialidade, no Código de Ética do Psicólogo no Artigo 9 - Das responsabilidades do psicólogo no que diz:
É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional.
Exceto quando ocorrer prejuízos ao sujeito ou a terceiros, neste caso o profissional estar autorizado a prestar informações estritamente necessárias, desde que procurando as partes competentes para administrar as medidas cabíveis.
Uma questão importante, que podemos relatar é no caso de estudos/ e ou pesquisas em que pessoas (participantes) ser voluntárias e