Trabalho de direitos humanos
Trabalho de direitos humanos
Direito a segurança Direito a instrução Direito a vida
cursando: Marinete assessor: Irene modulo: 01
Observo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em seus artigos fica-me impossível enumerar um artigo que fale de segurança de forma abrangente. Talvez seja por aquilo que outros educandos diriam por não saber interpretar o que leio, mas sou apenas uma mulher negra, latina sem dinheiro no banco e escola quase não frequentei . Ironia ou hipocrisia? Seria necessário falar de seguridade social, segurança publica, segurança alimentar e nacional. Para facilitar para mim, em um só artigo, vamos nos duas, professora e eu olhar para a historia e veremos os navios negreiros levando seres humanos para a escravidão os que ficaram não tiveram melhor sorte. Olho pela janela do tempo e numa fração de segundos veremos setenta milhões de pessoas mortas no seculo XIX, vitimadas pela fome, guerras civis, regimes tirânicos locais, pestilencia . Ao sol do novo seculo uma velha e mesma historia. Preste atenção, está ouvindo? São urros de dor, veja pessoas de muitas nações reunidas. Vão aparecendo ao som dos gritos e ficando atônitos ante a cena chocante; seis milhões de judeus mortos. Câmara de gás, inanição, fornos crematórios, trabalho escravo e se não bastasse Hiroshima e Nagasaki. É, a bomba destrói em silêncio, como ou pior que um bicho, verme ou câncer. A encarnação do mal contra a vida humana, a tal bomba atômica.
Lembra os cidadãos do mundo? Olhe o que estão fazendo, se dobram sob o som dos gritos da humanidade e como parteira sobre o leito daquela que geme com dores atrozes. Trazendo ao mundo um bebê frágil e ao mesmo tempo forte. E com seus olhos indagativos, perguntam a mãe, a Sr ª ONU. Qual o nome da criança? Seu nome é:
Data de nascimento, dez de dezembro de 1948 . Ao passar o tempo DUDH é obrigada a conviver e enfrentar guerras étnicas; curdos croatas, apartheid, fome na Somália, guerra por