TRABALHO DE DIREITODOTRABALHO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
DIREITO DO TRABALHO
CAMPINA GRANDE-PB
MAIO 2015
UNIVERSIDADE PAULISTA-UNIP
Ética e Legislação: Trabalhista e empresarial
Professor: Wagner Moura
Equipe: Fabricia brito silva
Felipe pessoa de Albuquerque
Irislândia barbosa da silva
Mirian Ferreira
Roseane da silva Pimentel
Sueliton lira da silva
Vanderlania pires oliveira
CAMPINA GRANDE-PB
MAIO 2015 INTRODUÇÃO
No Brasil, o Direito do Trabalho, começa a tomar forma a partir de abolida a escravidão em 1888, onde os trabalhadores nas indústrias emergentes, muitos deles imigrantes, com tradição sindicalista europeia, passaram a exigir medidas de proteção legal. Observa-se que no início do século XX surgem as primeiras normas jurídicas sobre sindicato, que dispunha sobre locação de serviços. Já na década de 30, com a política trabalhista de Getúlio Vargas, influenciada pelo modelo corporativista italiano, reestruturou-se a ordem jurídica trabalhista no Brasil.
O Direito do Trabalho é o ramo da ciência do direito que tem por objeto as normas, as instituições jurídicas e os princípios que disciplinam as relações de trabalho subordinado, determinam os seus sujeitos e as organizações destinadas à proteção desse trabalho em sua estrutura e atividade.
Neste trabalho focaremos a questão sindical, a questão do direito à greve, as relações coletivas de trabalho (convenção), O caráter individual e coletivo nas relações e a solução dos conflitos coletivos de trabalho (autocomposição, autodefesa e a heterocomposição) que estão ligados à legislação trabalhista.
1.SINDICATOS
O sindicato é uma associação que reúne pessoas de um mesmo segmento econômico ou trabalhista. Por exemplo, existem sindicatos de trabalhadores (carteiros, metalúrgicos, professores, médicos, etc) e também de empresários (conhecidos como sindicatos patronais).
Os sindicatos têm como objetivo principal a defesa