Trabalho de desenvolviemnto profissional
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
FACULDADE ANHAGUERA DE CAMPINAS UNIDADE I- CURSO DE PEDAGOGIA
Desafio de aprendizagem da Disciplina de Desenvolvimento Pessoal e Profissional do Curso de Pedagogia, apresentado à Universidade Anhanguera-UNIDERP, sob a orientação da Professora Maria das Graças.
CAMPINAS/SP 2011
Título:
Sugestão: Mão de Obra Qualificada – Superar a alienação do Mercado de Trabalho
Introdução
Desenvolvimento pessoal/profissional é um tema atual na sociedade desta era moderna em que busca-se a formação acadêmica/universitária como meio de entrar no mercado de trabalho, sob este prisma, a qualificação do profissional está desassociada da formação. Há vagas no mercado de trabalho, porém não há qualificação da mão de obra.
Há reportagens que apontam a crise no mercado de trabalho dos variados pontos de vista: do profissional, do empresário e executivo.
A partir das reportagens pesquisadas, há uma crise identificada no Brasil, no qual revela a alienação do processo do conhecimento intelectual, social e prático da formação profissional.
Oportunidades e ameaças presentes no cenário global
A formação no Brasil desde as séries iniciais tem realizado um processo de informação, de transmissão de conceitos, de estagnação do desenvolvimento individual para a descoberta, ou seja, a escola o espaço da formação cognitiva/intelectual, o espaço de criação, tornou-se treino da reprodução Social.
E quando se pensa em reprodução, temos no trajeto a alienação do sujeito anulando sua subjetividade.
As oportunidades de trabalho, em sua grande maioria, estão voltadas para as tarefas consideradas braçais como: padeiros, serralheiro, calçadista, confeiteiros, pedreiros, dentre outros.
Em contraponto, as oportunidades tecnológicas que exige um poder aquisitivo e cognitivo já desenvolvido, há ameaças. Falta