Trabalho de custos
1) O que é Margem de Contribuição e onde ela se fundamenta?
Margem de contribuição representa o lucro variável. É a diferença entre o preço de venda unitário de produto e os custos e despesas variáveis por unidade de produto. Ela se fundamenta no custeio variável. Ou seja, são os únicos custos que tem identificação clara.
2) O que significa Ponto de Equilíbrio e o que é Margem de Segurança?
O ponto de equilíbrio evidencia, em termos quantitativos, qual é o volume que a empresa precisa produzir ou vender, para que consiga pagar todos os custos e despesas fixas, além dos custos e despesas variáveis que ela tem necessariamente que incorrer para fabricar/vender o produto. Margem de contribuição pode ser definida como o volume de vendas que excede as venda calculada no ponto de equilíbrio. O volume de vendas excedente para analisar a margem de segurança pode ser tanto o valor das vendas orçadas como o valor das vendas.
3) Discorra sobre Alavancagem Operacional, sua inter-relação com a estrutura de custos e de ativos da empresa e o risco operacional.
Alavancagem operacional significa a possibilidade de acréscimo do lucro total pelo incremento da quantidade produzida e vendida, buscando a maximização do uso dos custos e despesas fixas. É dependente da margem de contribuição, ou seja, ou seja, do impacto dos custos e despesas variáveis sobre o preço de venda unitário e dos valores dos custos e despesas fixas. Alguns produtos tem alavancagem maior que outros, em virtude dessas variáveis. Maior a alavancagem, maior o risco, maior estrutura de ativos, maior estrutura de custo fixo, maior custo.
4) Quais são os elementos que possibilitam atuação para alavancar rentabilidade, no conceito de utilização da margem de contribuição e alavancagem operacional? Discorra quais as principais medidas que podem ser utilizadas para cada um desses elementos.
Alavancar