Trabalho de custos
Esse trabalho tem por objetivo á analise dos custos da empresa Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) da cidade de Itatiba – SP, onde mostraremos um pouco da história da APAE de Itatiba e a distribuição dos custos da empresa, que tem um papel fundamental na cidade e região.
1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
A APAE é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que se enquadra como uma empresa do Terceiro Setor. Sua missão é promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços e apoio às famílias, direcionadas a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária. “A organização sem fins lucrativos existe para provocar mudanças nos indivíduos e na sociedade. Logo, o produto final destas entidades são indivíduos transformados. Essas entidades são agentes de mudanças humanas. Seus resultados sempre são mudanças em pessoas - de comportamento, condições, perspectivas, saúde, esperança e acima de tudo de sua competência e capacidade” (DRUCKER,1994). Os objetivos institucionais de uma empresa do Terceiro Setor é segundo Drucker (1994) provocar mudanças sociais. As principais fontes de recursos financeiros e materiais são as doações, contribuições e subvenções e prestação de serviços. O Lucro é o meio para atingir os objetivos e não um fim. Não há participação ou distribuição do patrimônio e resultados aos provedores; Os aspectos fiscais e tributários das empresas do Terceiro Setor são normalmente imunes ou isentas. O Resultado Social para (SUMMERS E MOSCOVE, SIMKIN), é difícil de ser mensurado monetária e economicamente.
1.1 HISTÓRICO DA EMPRESA
A APAE é mantenedora da Escola de Educação Especial “Professora Neide Carvalho dos Santos Silva”, que foi fundada em 06 de Março de 1968 por um grupo de senhoras itatibenses, que decidiram criar um espaço que atendesse as necessidades dos alunos especiais