Trabalho de Cultura Organizacional Instituto de Tecnologia
Desde geração passada autores procuraram compreender a cultura com conceitos chamados de organização informal, clima organizacional, subculturas, conflitos e diferenças, percepções e prioridades. Aspectos culturais tornam-se visíveis na medida em que começam a ser identificadas características humanas, mitos, histórias, valores amplamente conhecidos na organização.
Uma das análises do estudo enfatizará a forma pela qual a atuação e modelos de liderança refletem a evolução nos sistemas de valores da organização e o papel dos líderes como influenciador no desenvolvimento da cultura.
As habilidades e eficácia dos líderes representam influencias que impactam significativamente no comportamento da equipe e na alavancagem da organização. O papel do líder ao representar o grupo de trabalho pode influenciar nas estratégias coletivas, comportamentos do grupo e na política.
Acompanhar e gerenciar uma cultura implica em saber planejar, monitorar, avaliar os padrões da organização, os valores, os ritos e rituais, as práticas da organização. Mudar ou propor melhorias na cultura de uma organização é um trabalho bastante complexo, por ser necessário levar em consideração fatores externos (crises econômicas, políticas, mudanças tecnológicas e outros), fatores internos (surgimento de novas lideranças, reorganização dos processos de trabalho, introdução de novas políticas organizacionais, por exemplo), além das possíveis resistências dos vários segmentos da organização.
O momento de mudança organizacional é de ruptura, transformação, criação, aspectos que envolvem riscos, principalmente alterações nas relações de poder. Apesar de ser um grande desafio promover um novo paradigma cultural é essencial para o desenvolvimento da organização.
A pesquisa teve como base um referencial teórico que apresenta conceitos de cultura organizacional, qual o seu impacto sobre as atitudes e comportamento dos funcionários, como se forma e como por ser gerenciada.
OBJETIVO
Este