Trabalho de Creta
CURSO DE GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
ERICK MAGALHÃES DE CARVALHO
MATRÍCULA :2015.1.02845.11
TEXTO SOBRE A ILHA DE CRETA
RIO DE JANEIRO
2015
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
ERICK MAGALHÃES DE CARVALHO
MATRÍCULA : 2015.1.02845.11
TEXTO SOBRE A ILHA DE CRETA
Trabalho sobre o Palácio de Festo localizado na
Ilha de Creta, para a Professora Maria Regina.
RIO DE JANEIRO
2015
ILHA DE CRETA E A CIVILIZAÇÃO MINÓICA
A ilha de Creta está localizada no meio do Mar Mediterrâneo, ao sul da Grécia, fator que favoreceu ao desenvolvimento de atividades ligadas ao comercio Marítimo. O Interior da ilha é marcado pela presença de muitas montanhas. A ilha foi formada pela civilização minóica entre os anos de 2600 a.c e 1450 a.c, esta que construiu diversos palácios ao redor da ilha, entre eles o palácio de Festo.
O PALACIO DE FESTO
O palácio de Festo, ou Phaistós em grego, está localizado na parte centro-sul da ilha de Creta e foi encontrado pelo arqueólogo Federico Halbherr no inicio do século 20 com sua construção datada entre os anos de 1900 a.c e1700 a.c. Assim como alguns palácios, esta localizado nas planícies férteis da ilha. O Antigo palácio foi severamente danificado duas vezes sendo reconstruído em cima dos escombros dos antigos. De acordo com o arqueólogo Doro Levi, as duas primeiras fases do palácio de Festo constituem os palácios mais antigos da Ilha de Creta. Alguns arqueólogos e historiadores, como os já citados, sugerem que o palácio tenha sido abandonado durante a sua ultima reconstrução.
O Disco de festo
Em 1908 o arqueólogo italiano Luigi Pernier encontrou nas ruinas do antigo palácio um disco de barro datado entre 1900 e 1450 a.c, conhecido mais tardar como o ‘’Disco de Festo’’. O disco possui signos na escrita cretense impressos nos dois lados. Como a escrita cretense ainda não foi decifrada, o disco torna-se um mistério para com seu significado. No entanto,