Trabalho de cosmetologia
Apesar de pertencerem à mesma família, desodorantes e antitranspirantes são bem diferentes na forma e no conteúdo. Enquanto o desodorante comum combate as bactérias que causam o cheiro forte do suor, o antitranspirante minimiza o volume de transpiração produzida pelo organismo.
Entenda a diferença entre o desodorante comum e o antitranspirante
Apesar de dividirem o mesmo espaço na prateleira da farmácia, o desodorante comum e o antitranspirante são produtos bem distintos. Cada um tem uma indicação específica: composto de perfume e substâncias antimicrobianas, o desodorante tradicional suaviza o odor da transpiração. Já o antitranspirante, cuja fórmula contém também sais de alumínio, faz com que o corpo produza menos suor.
“A maioria dos antitranspirantes podem ser usados como desodorantes, mas os desodorantes comuns não funcionam como antitranspirantes”, explica a dermatologista Carla Albuquerque.
Para quem não tem problemas de transpiração excessiva, o desodorante tradicional é o mais indicado. Ele age como um antisséptico, protegendo contra as bactérias que causam o mau cheiro. O antitranspirante também tem essa função, além de impedir parcialmente a liberação do suor pela glândula sudorípara. É o produto mais adequado para quem transpira demais.
Apresentação não afeta resultados
Ao contrário do que muita gente acredita, a eficácia e o tempo de ação dos dois tipos de desodorante não têm nada a ver com a apresentação. O que determina a eficiência e a durabilidade dos produtos (informação que geralmente consta no rótulo) é a composição.
“Os desodorantes, em geral, contêm ativos que diminuem a proliferação de bactérias, minimizando ou impedindo o odor do suor”, afirma a dermatologista Ana Lúcia Recio, ressaltando que os efeitos variam de pessoa para pessoa. Características como etnia, tipo de pele e alimentação podem influir no resultado final. “Mas, muitas vezes, é a falta de higiene a responsável pelo cheiro”, observa.
O que