trabalho de contabilidade
CURSO DE TURISMO
PRINCIPIOS DA CONTABILIDADE
MANAUS – AM
2014
UNIVERSIDADE NILTON LINS
CURSO DE TURISMO
ALUNA: DAYNA KATE DA GAMA PEREIRA.
ALUNA: KEILA DA CRUZ FREITAS.
ALUNO: THIAGO RÉGIS DE ARAÚJO.
PRINCIPIOS DA CONTABILIDADE
Este trabalho foi solicitado pelo profº: Joel, da disciplina de contabilidade para a obtenção de nota do 3º período do curso de turismo.
MANAUS – AM
2014
INTRODUÇÃO
Princípios contábeis são as normas em que todas as estruturas teóricas se encontram para efetuar lançamentos em contas e interpretação dos demonstrativos financeiros. Os princípios derivaram-se da precisão de estabelecer um grupo de definições, princípios e procedimentos que não apenas fossem empregados como noções disciplinadoras da conduta profissional, consentindo aos demais usuários arraigar-se em padrões de que se pode comparar e no que creditar, em função do conhecimento dos critérios adotados na elaboração dessas demonstrações.
Princípios da contabilidade
São princípios mundiais:
Da Objetividade;
Da Materialidade (ou Relevância);
Do Conservadorismo (ou Prudência);
Da Consistência ou Uniformidade.
Os Princípios Contábeis do Brasil foram estabelecidos pelo Conselho Federal de Contabilidade, pela resolução CFC 750/93 e aperfeiçoado pela resolução CFF 774/94 determinando os seguintes princípios:
Entidade
Continuidade
Oportunidade
Registro pelo valor original
Atualização Monetária
Competência
Prudência
Analisando cada princípio, segue detalhamento:
Entidade: Reconhece o patrimônio como objetivo da contabilidade, e afirma a autonomia patrimonial.
Continuidade: São as diferenças, as situações pelas quais passam o patrimônio. A continuidade da contabilidade é um aspecto a ser observado cuidadosamente para que se tenha um controle da situação. Mutação do patrimônio quantitativamente ou qualitativamente.
Oportunidade: Esse se refere