trabalho de contabilidade intermediaria
São aquelas que expõem os empregados a agentes nocivos a sua saúde, acima dos limites legais permitidos. Esse índice é avaliado por um perito responsável do MTE (ministério do trabalho e emprego), que também fica responsável por medir seu grau de risco. São três os níveis: baixa, 10%, media 20% e máxima 20% do salario mínimo em vigência em sua região.
Adicional de periculosidade
A lei considera atividades periculosas todas aquelas que, por natureza ou método de trabalho, coloquem o trabalhador em contato permanente com explosivos, eletricidade, materiais isolantes, substancias radioativas ou materiais inflamáveis, em condições de risco acentuado. A porcentagem paga por adicional de periculosidade é de 30% do salario básico do empregado, excluindo assim gratificações, prêmios e participações nos lucros da empresa.
Horas extras
Todo funcionário tem umajornada de trabalho, porém, ao ultrapassar o horário estipulado pela legislação, norma coletiva ou contrato de trabalho, ele realizará hora extra. Esta prática é considerada legal, desde que o tempo extra não exceda de duas horas diárias. A duração normal do trabalho poderá ser acrescida de horas suplementares, em número não excedente de 2 (duas), mediante acordo escrito entre empregador e empregado, ou mediante contrato coletivo de trabalho. Como calcular as horas extras?
Se sua jornada de trabalho é de 44 horas semanais, divida as horas por seis. Esse número deve ser multiplicado por30 (dias do mês). O resultado será 220, sua base mensal . Se a jornada for de 40 horas a base será de 200 horas. Para descobrir quanto você ganha por hora, divida seu salário mensal pela base. O resultado é o salário-hora. Com o salário-hora calculado, o próximo passo é multiplicar o resultado por 50%(quando a hora extra é praticada durante dias de semana – segunda a sábado) ou 100%(quando é realizada em domingos e feriados).
Adicional noturno
A CLT prevê em seu artigo 73 e parágrafos que o