Trabalho De Contabilidade Geral
Atendendo ao conceito do elemento que faça parte da demonstração contábil (ativo, passivo, patrimônio líquido, receita ou despesa) para registrá-lo é preciso observar os critérios de reconhecimento. Um item que se enquadre na definição de um elemento deve ser reconhecido se:
• for provável que algum benefício econômico futuro associado ao item flua para a entidade ou flua da entidade; e
• o item tiver custo ou valor que possa ser mensurado com confiabilidade ([*]).
A receita deve ser reconhecida na demonstração do resultado quando resultar em aumento nos benefícios econômicos futuros relacionado com aumento de ativo ou com diminuição de passivo, e puder ser mensurado com confiabilida
Despesas
78
A definição de despesas abrange perdas assim como as despesas que surgem no curso das atividades ordinárias da entidade. As despesas que surgem no curso das atividades ordinárias da entidade incluem, por exemplo, o custo das vendas, salários e depreciação. Geralmente, tomam a forma de um desembolso ou redução de ativos como caixa e equivalentes de caixa, estoques e ativo imobilizado.
79
Perdas representam outros itens que se enquadram na definição de despesas e podem ou não surgir no curso das atividades ordinárias da entidade, representando decréscimos nos benefícios econômicos e, como tal, não são de natureza diferente das demais despesas. Assim, não são consideradas como um elemento à parte nesta Estrutura Conceitual.
80
Perdas incluem, por exemplo, as que resultam de sinistros como incêndio e inundações, assim como as que decorrem da venda de ativos não-correntes. A definição de despesas