trabalho de construção de aprendizagem
A felicidade das borboletas.
Atividade 1:
Por quem você acha que a mãe da Marcela foi orientada para lidar com a sua filha?
R: Pela professora.
Como foi essa orientação?
R: Essa orientação foi para que a mãe a incentive em qualquer sonho que ela queira realizar em sua vida.
Caso você fosse procurada por uma mãe, como você orientaria na educação escolar de sua filha?
R: Falaria ou a orientaria para que desse muito amor, atenção carinho dedicação e principalmente incentivo, pois qualquer criança com algum tipo de deficiência tem o direito de aprender e realizar os seus sonhos, e para procurar uma escola com capacidade e profissionais competentes para o tipo de deficiência de sua filha ou filho.
Para qual escola encaminharia a criança?
R: Encaminharia para uma escola capacitada para atendê-la, pois não são todas que tem um professor exclusivo para certas deficiências em sala de aula.
Na história, Marcela aprende a dançar com o apoio das colegas. Como será que essa interação aconteceu?
R: Essa interação aconteceu através da professora que apresentou várias crianças para Marcela, com o objetivo de incentivar a garota a ser uma bailarina.
Como Marcela foi estimulada?
R: Ela foi estimulada pela mãe, professora e amigas, pois as amigas para estimular colocaram várias borboletas nas mãos da Marcela, o que fez ela sentir que existe felicidade, sentimento sem precisar enxergar.
Em sua opinião, Marcela apresenta problemas cognitivos, afetivos e sociais? Por quê?
R: Cognitivos e afetivos não, mas sociais sim, porque nem todas as pessoas sabem que uma criança deficiente tem os mesmos direitos e deveres de cidadão, acham que essas crianças não são capazes de desenvolver e aprender na escola, acham que não vão ter uma profissão digna ou boa, e na sociedade ainda a preconceito para interagir com o próximo que tem alguma deficiência, infelizmente tem pessoas que ainda não tem consciência e cultura para saber