Trabalho De Conforto
TUBO DE LUZ
Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
Disciplina: Conforto Ambiental I
Professor: Gustavo Garcia de Oliveira
Acadêmicos: Juliano Schuster, Michael Mariano
Tubo de Luz
O tubo de luz é um sistema avançado de iluminação, Que permite dirigir ou redirecionar a luz do dia ao interior dos ambientes.
Esse se encontra classificado como um sistema avançado de iluminação zenital, o qual capta a luz natural proveniente da abóbada celeste através de um coletor na parte superior,transportando- a por uma série de reflexões especulares e difusas através de um canal, até atingir o nível do teto.
Tubo de Luz
Os tubos ou canais de luz foram provavelmente introduzidos nas edificações numa tentativa, por parte dos projetistas e engenheiros, de controlar a distribuição da luz natural em função de algumas necessidades específicas, além de trazer luz natural até áreas sem acesso direto a ela.
Esse sistema pode ser altamente sofisticado e custoso, composto de múltiplos elementos e complexos materiais, a fim de melhorar seu desempenho ou ser construído com elementos simples e de fácil implementação.
Sistema de tubo de luz de 36m.
Vista inferior.
Vista exterior do tubo de luz simples.
Vista interna da saída do tubo de luz simples.
Tubo de Luz
Os sistemas mais sofisticados podem atravessar uma Longa distância, seja horizontal ou vertical dentro de uma edificação, onde cada andar pode ser alimentado com uma parte da componente da luz natural, mediante elementos altamente refletivos ou condutores. Os mais simples podem ser estruturas tubulares vazadas, as quais alimentam diretamente os ambientes situados abaixo de sua posição.
Componentes
Componentes de um Duto de
Luz:
Os dutos de luz sempre são constituídos por, pelo menos, três partes fundamentais: 1.Sistemas de coleta da luz;
2.Sistema de transmissão e distribuição da luz;
3.Sistema de emissão de luz
Sistema de coleta
Nos modelos mais simples, este é composto geralmente
Por