TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
MARIA DO CARMO ANDRADE SILVA
VIOLÊNCIA CONTRA MULHER
Campus Cabo Frio
2013
MARIA DO CARMO ANDRADE SILVA
VIOLÊNCIA CONTRA MULHER
Orientadores: Profª. Taís Elaine Profª. Glória Godoy
Campus Cabo Frio
2013
SUMÁRIO
RESUMO 1. INTRODUÇÃO 2. DESENVOLVIMENTO 2.1 ABORDAGEM CONSTITUCIONAL 2.2 DADOS ALARMANTES 2.3. CASOS QUE FICARAM FAMOSOS 2.4. LEI MARIA DA PENHA E SUAS CONSEQUENCIAS 2.5. A MULHER E A VIOLENCIA. 3.0 DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
RESUMO
Uma visão sobre um assunto que por mais que possamos pensar que estamos em pleno século XXI, nos deparamos com situações que beiram a selvageria ou como por assim dizer, a volta ao estado de natureza, quando não havia norma, não havia regra, não havia nada, além da própria força física e a lei da sobrevivência, vence o mais forte, contudo há a lei, existe a ordem, a justiça, o amparo legal, que se pretende ao abordar o assunto da violência praticada contra as mulheres, envolve uma série de questões, muitas sem respostas lógicas, pois envolvem questões culturais que muitas das vezes fica até difícil um posicionamento quando se de uma lado deve-se respeitar a cultura de um povo e do outro, a integridade e a dignidade da pessoa humana, o que nos leva a uma discussão ainda maior sobre o tema, aqui colado e é nesse tema que abre um leque de assuntos a serem abordados.
1 – INTRODUÇÃO
Os dados estatísticos alarmantes de mulheres que sofrem violência. No Brasil, a cada dez minutos uma mulher é espancada e cada duas horas uma mulher é morta em conseqüência seja da violência física ou sexual, pois em muitas das vezes do estupro advém a morte.
Pode-se ter então pautado a esse assunto que tanto tem relevância jurídica que pode vislumbrar a